Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

11/11/2014 / Fonte: c

Se existe um assunto que é um espinho na garganta dos Corretores, esse assunto é o Responsabilidade Civil Facultativa. Tema polêmico, esse item no contrato do Seguro Auto ainda causa discussão e já fez Corretores perderem clientes.

No ponto de vista do Corretor Evandro de Alcântara, a cobertura de RCF de veículos é tão ou mais importante que a do próprio veículo . “Muitos motoristas e proprietários ainda não sabem que um simples acidente pode causar-lhe perda de patrimônio para reparar o dano causado a terceiro”, analisa.

Ele se lembra de um episódio quando ofereceu o RCF a um cliente que também era um amigo pessoal e que optou por fazer o Seguro com um outro Corretor que fez uma cotação bem mais baixa. “Eu tinha um cliente industrial, amigo particular. Como eu conhecia seu patrimônio fixava os valores de RCF acima dos R$ 150 mil. Um belo dia, perdi todos os seus Seguros e praticamente sua amizade após ouvir dele que sempre ‘sobrevalorizava’ essas verbas e que outro corretor Corretor ofereceu-lhe verbas muito menores. Não tive qualquer chance de explanar a situação pois ouvi insinuações nada razoáveis fato que afastou-nos ate na amizade particular”, conta.

É importante lembrar que o RCF garante coberturas em caso de riscos envolvendo terceiros. É uma cobertura adicional e para contratar há um acréscimo no valor da prêmio. O que preocupa é que muitos Corretores deixam de oferecer esta cobertura adicional por receio de perder o cliente devido ao valor que é acrescentado no Seguro.

Alcântara diz que os segurados precisam ser conscientizados sobre a importância do RCF e esse papel é dos Corretores. “ Quando a classe dos Corretores de Seguros estiver preparada para orientar corretamente o segurado ao invés de simplesmente “vender” preço.