Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

01/12/2014 / Fonte: Sueli dos Santos

Tudo pronto para a adesão ao Simples Nacional? Dezembro é o prazo que os Corretores têm para saldar as dívidas e regularizar sua situação para poder aderir ao Simples Nacional em janeiro de 2015.

Já no primeiro dia de 2015, será possível acessar o site da Receita e no link “Simples Nacional” fazer sua opção. O contador e advogado, professor da Escola Nacional de Afonso D’Anzacourt lembra que antes de fazer a opção, é importante que o Corretor de Seguros não tenha nenhuma dívida com a receita, o INSS ou a prefeitura.

Affonso alerta que para quem ainda tem dívida anterior a dezembro de 2013 é possível quitar ou parcelar até o dia 01/12 pelo Refis da copa. “Quem tem débito deste ano, de 2014, também pode parcelar, mas tem que correr porque isso deve ser feito até dezembro”. Esse é o seu caso? Então procure a receita federal para fazer o parcelamento de suas dívidas. Regularizar sua situação é fundamental.

Outro ponto importante nessa reta final de preparativos para adesão ao Simples é o Corretor pessoa física. A melhor opção para esse profissional é tornar-se pessoa jurídica. “É mais vantajoso; se hoje ele paga 27,5% de IR para pessoa física sobre um ganho médio, por exemplo, de R$ 15 mil por mês, com o Simples ele vai pagar 6% de impostos”, disse .

Itens importantes que devem ser observados pelo Corretor para aderir ao simples: ele não pode participar de uma empresa que tenha um faturamento superior a R$ 3,6 milhões e pessoa jurídica não pode ter outra pessoa jurídica como sócia.

D’anzacourt ressalta também que não é preciso fazer nenhuma alteração no contrato social. O principal agora é verificar se existem pendências a serem pagas na Receita Federal. Dezembro chegou e é a última oportunidade para resolver a situação para aderir ao Simples em janeiro. Você está pronto?