Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

22/01/2015 / Fonte: CQCS – Sueli dos Santos

O Seguro de Responsabilidade Civil é importante, mas ainda pouco explorado pelos Corretores. Disponível no mercado para venda individual ou como uma das coberturas carteiras como residência, danos ambientais entre outros, o Corretor Carlos Valle, diz que o produto é um seguro obrigatório para quem tem consciência das responsabilidades que podem recair sobre alguém, que, até sem culpa, poderá ser obrigado a arcar com despesas muitas vezes maiores do que sua capacidade de pagamento.

Nesse sentido e mais uma vez, o Corretor tem papel fundamental na divulgação dessa modalidade de seguro. Afinal, ao conhecer bem o cliente, o Corretor pode oferecer o Responsabilidade Civil de acordo com perfil do segurado porque garantias diferentes podem ser oferecidas.

Por tradição, os Corretores oferecem apenas uma cobertura básica de Responsabilidade Civil para seus clientes. Muitas vezes, essa cobertura básica não é a ideal. “Acredito que isso aconteça mais com os Corretores que só vendam preço e não qualidade. É preciso proteger da melhor forma o cliente, e ,consequentemente, ter a remuneração compatível com a sua capacidade de oferecer o melhor”, analisa Valle.

Como consultor, , o Corretor deve esclarecer a importância dos tipos de RCF. Ele pode exemplificar com eventos e situações em que pessoas foram responsabilizadas e até chegaram a perder patrimônio. “O Corretor pode mostrar que devemos ser cautelosos com despesas, mas entendendo que não podemos de forma alguma arriscar uma perda que coloque em risco o nosso patrimônio”, afirma.

Por conta disso é importante que Corretor ofereça a cobertura de RCF ao cliente esclarecendo sobre a importância desse seguro. Se ainda assim o segurado disser que não tem interesse, é importante o Corretor registrar o desinteresse em finalizar a venda por esse motivo. “Isso é importante e uma forma de proteção ao Corretor para que no futuro ele não seja responsabilizado por uma venda mal conduzida”, diz Valle.

É, mas nesse caso, o Corretor também pode buscar proteção ao contratar para ele mesmo um seguro de RCF desenvolvido especialmente para Corretores de Seguros.