11/02/2015 / Fonte: Sueli dos Santos
Nos idos de 2007, o Corretor Evandro Dantas de Alcantara Junior da Corretora de Seguros Dantas de Alcantara, percebeu iminência de um movimento diferente no mercado.
Ao proceder uma análise pragmática se deu conta que a globalização da economia, de uma forma ou de outra, também atingiria os corretores aqui no Brasil.
Ele começou a observar que havia uma forte tendência de associação entre profissionais de diversos setores. Esse fenômeno já acontecia principalmente na Europa e Estados Unidos onde esteve e pode analisar o movimento.
Nessa época, ele atuava com 13 companhias seguradoras, apesar de não ter escala para trabalhar com todas. Isso vai na contramão para um Corretor pequeno, diz. Se pudesse dividir com alguém a parte burocrática e contábil de seu negócio, Evandro poderia dedicar-se mais à operação comercial. Não demorou muito tempo para surgir no mercado alguns convites de parceria e ele passou a analisar os formatos que surgiam, focando principalmente um suporte burocrático, fiscal e contábil. O corretor hoje acumula várias funções que anteriormente eram das seguradoras: propor, emitir, cobrar, arquivar, etc. consumindo um tempo precioso a sua atividade comercial . Agora mesmo foi publicada a Circular Susep 510 que traz ainda mais rigor na rotina burocrática do Corretor de Seguros tornando mais criterioso o seu trabalho
A escolha por um parceiro não é simples. É preciso analisar com muita parcimônia. Diante de alguns modelos de parceria ele buscava uma alternativa em que pudesse ter controle exclusivo da área comercial e de sinistros. Depois de muito estudar as possibilidades, acabou por optar pelo modelo proposto pela Lojacorr S/A que atendia melhor suas necessidades. Hoje Evandro realiza 50% das operações em sua própria corretora e 50% através da Lojacorr S/A. Corretor há 30 anos ele diz estar satisfeito com o resultado. Obviamente que não atingimos a perfeição, mas a relação é muito saudável, fazemos um bom trabalho e estou muito satisfeito, afirma.
A Lojacorr S/A é uma rede que integra e consolida Corretoras de Seguros de diversas cidades. A parceria de Evandro o ajudou a ampliar o volume de negócios. Além disso, ele conta que pode reduzir o custo burocrático, ganhando em tecnologia o que complementou os produtos do portfólio e permitiu ainda atuar em nichos que antes não atuava, elevando seu faturamento em 20%. Isso trouxe a ele um diferencial competitivo importante. Evandro garante que agora com a parceria pode oferecer produtos mais personalizados a seus clientes.
Simultaneamente teve um melhor aproveitamento do tempo para avaliar tanto os riscos quanto a própria carteira de clientes. Consegui realizar uma seleção dos clientes, deixando operações que aparentemente eram lucrativas, mas na realidade eram deficitárias diante a demanda de tempo que geravam. Abandonei a análise puramente financeira focando clientes que apresentavam um bom resultado como um todo, considerando o tempo investido no atendimento. No curtíssimo prazo meu faturamento caiu, porém a qualidade de trabalho melhorou significativamente trazendo em seguida um crescimento dos negócios. O mais importante foi o ganho com qualidade de vida, pois o stress diminuiu.< /p>
Evandro entende que a parceria foi interessante, uma vez que o Corretor necessita de tempo para reciclar-se cada vez mais e conhecer tecnicamente os variados produtos.
Por esta razão, Alcântara aconselha que quem pensa em constituir uma parceria, que estude o formato mais adequado ao seu perfil de atuação.