Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

02/03/2015 / Fonte: G1 via Fenacor

O deputado Lucas Vergílio (SD-GO), vice-presidente licenciado do Sincor-GO, integra a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigará denúncias de corrupção na Petrobras. A comissão foi instalada pela Câmara dos Deputados nesta quinta-feira (26).

O prazo de funcionamento do colegiado é de 120 dias, prorrogável por mais 60. A CPI tem poderes de investigação equiparados aos das autoridades judiciais, como determinar diligências, ouvir indiciados, inquirir testemunhas, requisitar de órgãos e entidades da administração pública informações e documentos, tomar depoimentos de autoridades federais, estaduais e municipais, bem como requisitar os serviços policiais.

Pelo critério da proporcionalidade, coube ao PMDB indicar o nome do presidente da comissão, que deverá ficar com o deputado Hugo Motta (PB).

Por acordo partidário, a relatoria da CPI ficou com o PT, que indicou o nome do deputado Luiz Sérgio (RJ).

Esta é a terceira CPI no Congresso para tratar do tema. Em 2014, funcionaram duas CPIs sobre o tema, ambas integradas por uma maioria da base aliada. Uma delas, exclusiva do Senado, foi boicotada pela oposição. A outra, mista, chegou ao final com a aprovação de um relatório que deixou políticos suspeitos de fora.