Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

14/04/2015 / Fonte: CQCS |Sueli dos Santos

Já parou para pensar a importância de uma apólice de seguros para um evento seja ele grande ou pequeno? Sabendo da importância disso e vendo aí um grande potencial, Ricardo Sevecenco, ex-produtor de eventos, tornou-se corretor de seguros, especialista em seguro para eventos na Sensulini Seguros.

Ele explica que hoje existe uma gama variada de produtos e coberturas para o segmento. Os mais solicitados costumam ser os de Responsabilidade Civil e Acidentes Pessoais para o público e staff.

Sevecenco conta que na Sensulini é trabalhado o conceito de Tailor Made (seguro sob medida) que analisa as características e necessidades de cada evento. “Seja um evento social até um mega evento é possível oferecer o seguro para equipamentos até um seguro para o cancelamento do evento”, detalha.

O seguro de Responsabilidade Civil tem como conceito reembolsar o segurado por danos em decorrência de sinistro indenizado em trânsito e julgado causados a terceiros. “Apenas algumas exceções onde o cliente contrata apenas o seguro de acidentes pessoais para o seu staff, quase 100% dos seguros contratados resguardam os participantes”, revela.

Todo evento pode contratar seguro independente dele ser realizado em local aberto ou fechado. Não é isso que determina se o organizador deve ou não procurar um seguro para o evento. A procura está ligada a mudança cultural no setor de eventos que com o crescimento e profissionalismo do setor vê no seguro uma forma de proteger seu cliente e sua empresa.

Em São Paulo, existe uma lei estadual (11.265/02) que exige que toda pessoa física ou jurídica promotora de eventos artísticos, desportivos ou culturais e recreativos no Estado contrate o seguro de acidentes pessoais. “Porém falta fiscalização para que a lei tenha o efeito desejado”, afirma o corretor.

No mercado há 20 anos, a Sensulini optou pela especialização em eventos há 8 anos. Nesse período foram mais de 5 mil eventos. Ele conta que assim como o setor como um todo, a expectativa de crescimento para o setor é de 10%.

Assim como em outros setores, a presença do corretor é fundamental nesse segmento. Afinal é ele, com base no perfil do cliente e características do evento quem vai buscar as melhores opções de seguro.

Para oferecer um trabalho de qualidade, o corretor que tiver interesse em trabalhar nesse segmento deve ter, além de uma formação como corretor pleno, uma especialização que busque o aprofundamento dos produtos oferecidos pelas seguradoras. “É importante conhecer o segmento que irá atuar e suas particularidades para que o corretor de seguros possa oferecer a melhor opção para o cliente”, alerta.

Todo produto tem sua própria singularidade, mas no setor de seguro para eventos, o relacionamento é fundamental. “É uma prestação de serviço baseada na confiança e no atendimento e a indicação é o melhor feedback de um bom serviço prestado”, afirma o corretor.