27/04/2015 / Fonte: CQCS/ Sueli dos Santos
Aqui no CQCS falamos de uma empresa que oferece o serviço de consultoria ao cliente na escolha da compra do veículo. Com base no perfil do interessado, a empresa faz uma lista com sugestões de carros que se enquadram naquele perfil. O dono da empresa que também é Corretor de Seguros agregou outros serviços aos já oferecidos, como serviços jurídicos e também a cotação de seguros.
Muitos corretores prestam consultoria semelhante aos seus clientes, mas não cobram por isso. Algumas pessoas, antes de comprar um carro, consultam o seu Corretor de Seguros. O Corretor Clyver Pavan Binceli, da Bincelli Corretora de Seguros, diz que diariamente dá consultoria sobre qual carro é a melhor opção e qual o valor do seguro para aquele veículo. “Repasso informações de outros clientes que têm aquele veículo, se estão satisfeitos ou não, além da cotação do seguro e não cobro a mais por isso”, diz ele.
Se o Corretor deve atuar como um consultor de seus clientes não seria natural que ele cobrasse por serviços como esse? Bincelli diz que a maior parte dos seus colegas faz a cotação ou mesmo indica veículos para seus clientes pois essas atitudes ajudam na fidelização. Além disso, para ele, é um assunto delicado porque se o Corretor for cobrar pela cotação de um veículo que o cliente está pensando em comprar, corre o risco de perder o cliente porque o segurado não verá a atitude com bons olhos.
O que fazer então? Bincelli diz que cada caso é um caso, mas se o corretor tem na razão social de sua empresa “consultoria” por que ele não poderia cobrar por esse serviço?. “Os Corretores precisam encontrar uma forma de agregar serviços. Temos que aprender como valorizar o nosso produto que é nossa prestação de serviço”, finaliza.