24/05/2015 / Fonte: G1
Objetivo da ação é chamar a atenção para o alto índice de mortes e feridos. Movimento tem alcance em vários países do mundo.
O Movimento Maio Amarelo divulga dez dicas sobre segurança do trânsito. A iniciativa, que tem adesões no mundo inteiro, em Sergipe é representada pelo Governo do Estado, Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) e Departamento Estadual de Trânsito (Detran).
Objetivo da ação é chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito. Algumas atitudes podem ajudar a diminuir esses índices, confira abaixo:
Todos os ocupantes do veículo, adultos e crianças, devem usar o cinto de segurança, inclusive no banco traseiro. – Nos carros, crianças de até 7 anos e meio devem usar os equipamentos de proteção adequados à idade (bebê conforto, cadeirinhas ou assento de elevação). – Pedestre deve sempre ser respeitado. Lembre-se: você também é pedestre. – Dirigir embriagado reduz em até 25% o tempo de reação, aumentando o risco de acidentes. Se beber, vá de ônibus, táxi ou carona. – Bicicleta também é veículo, portanto deve respeitar a sinalização de trânsito. Motorista, mantenha uma distância segura de 1,5m ao ultrapassar ciclistas. -Respeite os limites de velocidade. Reduza a velocidade em frente a escolar ou lugares de grande concentração de pedestres. – Motociclista, use sempre os equipamentos de proteção: capacete, luvas, botas e jaqueta. – Respeite as vagas reservadas para idosos e deficientes. A gentileza melhora a convivência no trânsito. – Não use o celular enquanto dirige. A distração é um dos principais fatores de risco para quem está ao volante. – Dirigir cansado ou com sono é tão perigoso quanto dirigir alcoolizado. Pare ou descanse antes de pegar a estrada.