Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

13/08/2015 / Fonte: CQCS

Pesquisa realizada pela Fenacor indica que 59% dos seguradores, 45% das grandes corretoras e 69% dos resseguradores acreditam que haverá estabilidade ou mesmo uma melhoria da rentabilidade do mercado brasileiro nos próximos meses.

A Federação apurou ainda que quatro em cada dez seguradores (41%) projetam uma queda da rentabilidade do mercado de seguros no segundo semestre deste ano, sendo que 39% projetam um cenário “pior” e 2%, “muito pior”. Entre as grandes corretoras de seguros, o pessimismo é ainda maior, com 40% esperando uma piora do quadro atual e 15% aguardando um contexto “muito pior”.

Em contrapartida, entre os resseguradores, apenas 31% projetam uma rentabilidade “pior” e nenhum, um cenário “muito pior”.

Quanto ao faturamento do setor, o otimismo é maior no mercado, sendo que 63% dos seguradores apostam em um crescimento (7%) ou estabilidade (56%). Entre os sócios das grandes corretoras, 50% projetam um incremento (10%) ou a manutenção do quadro atual.

Paradoxalmente, os resseguradores, mais otimista quando se refere à rentabilidade, não estão muito confiantes na possibilidade de aumento do faturamento do setor: 54% estimam que haverá uma “piora” dos números apurados no primeiro semestre.

O Índice de Confiança e Expectativas do Setor de Seguros (ICSS), calculado a partir dessa pesquisa da Fenacor, teve queda no mês de julho, registrando 68,3%, contra 71,6% no mês anterior. Esse índice reflete a opinião de corretores de seguros, seguradores e resseguradores.