Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

28/11/2014 / Fonte: Seguro Gaúcho | Ivan Netto

Não é de hoje as empresas perceberam a importância das mídias. Em tempos de Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin e por aí vai, perde quem opta por não se conectar. A agilidade na transmissão de informações para clientes, fornecedores e até funcionários, a possibilidade da construção e fortalecimento de marcas e também a interação com o público são alguns dos pontos que levaram as companhias a entrarem com força nas redes, marcando presença em um território ainda novo, mas que, segundo apontam pesquisas, já conta com mais de um bilhão de usuários.

E no Mercado de Seguros não é diferente. As grandes Seguradoras sabem disso e investem substancialmente nos novos canais de comunicação. Mas e os Corretores de Seguros? “Eu entendo que ainda estão explorando de forma tímida. Tem muito espaço para explorar. O terreno de internet, para o mercado de corretores de seguros, ainda tem muita coisa para ser feita neste ‘e-cossistema’”, aponta Gustavo Zobaran, Gerente de Comunicação e Estratégia Digital da CAIXA Seguradora, pós-graduado em Gestão de Negócios pelo IBMEC e professor de cursos de pós-graduação de Marketing Digital. Com mais de 14 anos de experiência em E-business, Zobaran acredita que conhecer, se relacionar e fidelizar clientes ainda precisa ser melhorado. “O bom é que as mídias sociais podem ajudar a trabalhar de forma inteligente, conhecendo melhor seus clientes. Todos nós deixamos rastros quando navegamos pela internet e é nesse momento que podemos entender melhor o comportamento de cada um e atuar de forma personalizada”, afirma.

Para o Presidente do Sindicato dos Corretores do Rio Grande do Sul (Sincor-RS), Ricardo Pansera, os corretores devem ficar bastante atentos nas redes sociais. “Especialmente as novas gerações e muitos outros consumidores procuram os canais de redes sociais para pesquisarem e adquirirem seus Seguros. Esta prática é fato real e vem crescendo numa velocidade espantosa. Isto não tem volta e ninguém segura, só há avanços”, afirma o dirigente, emendado em seguida: “Cabe a nós, Corretores, ocuparmos este espaço com responsabilidade e criatividade para não perdermos este perfil de cliente para outros canais oportunistas que se atrevem a comercializar Seguros, muitas vezes, sem conhecimento de causa”.

Mas, de fato, a atuação dos Corretores de Seguro parece ainda estar longe do ideal. Muitos ainda não possuem nem mesmo uma fan page da Corretora na maior das redes atualmente, o Facebook, que registra 97,8% do tempo gasto pelos brasileiros em ferramentas do tipo, ou misturam o perfil pessoal com o profissional. “A rede social pode funcionar como uma extensão do escritório. Os clientes estão na rede social, então o Corretor tem que entrar de uma forma profissional”, enfatiza o comunicador Rodrigo Maia, Sócio-Diretor da LUC em Gestão Empresarial e Recursos Humanos. Ele lembra que criar o canal é rápido, barato e simples, e que é importante publicar informações relevantes, não apenas propagandas. “É um espaço para postar informações de mercado, índices de roubos, dicas de manutenção para o carro. Ou seja, prestar um serviço para os clientes”, ensina.

Um exemplo de bom uso das mídias sociais é o da Kor Corretora, que está presente no Facebook, no Twitter, no Linkedin, e ainda possui um canal no YouTube. “A importância de estar nas redes sociais é ampliar o relacionamento da marca com o público, com toda a comunicação estando bem alinhada para gerar resultado”, pondera Breno Kor, Sócio-Presidente da Corretora, completando: “Cada mídia digital deve ter sua comunicação bem dirigida. Facebook para amigos, Linkedin questões profissionais, Twitter informação rápida. Tentamos sempre direcionar cada mídia para sua determinada linguagem e abordagem”.

Se você ou a sua Corretora já estão presentes nas redes sociais, aproveite e acompanhe o Seguro Gaúcho. Assim, você ficará por dentro de tudo que está acontecendo no Mercado de Seguros do Rio Grande do Sul. Curta a nossa página no Facebook, inscreva-se no nosso canal no Youtube e siga os nossos perfis no Twitter (@SeguroGaucho) e no Instagram (@SeguroGaucho).