08/12/2014 / Fonte: CQCS | Sueli dos Santos
Em tempos de Google onde as informações ficam por aí disponíveis, há Corretores que ainda são reticentes quanto ao uso de ferramentas como a Multicálculo. Alguns acreditam que essa ferramenta acaba armazenando as informações dos clientes para usá-la em benefício próprio. Será? Além disso, alguns sistemas não parecem ser tão fáceis quanto preconizam….
Sigilo total. O sistema de multicálculo funciona para facilitar a vida do Corretor que consegue ter cotações a partir dos dados que ele coloca no sistema. Simples assim. Na verdade, o detentor das informações é o Corretor. Maurício Santos, da Virtual, lembra que a tendência atual do mercado é dos dados serem armazenados na nuvem. “Não há possibilidade de os dados serem divulgados porque são sigilosos, no caso da Virtual, nem os funcionários têm acesso”, finaliza.
O Corretor Joaquim Braga Filho é um defensor da ferramenta. Para ele, as ferramentas dos seguradores são muito difíceis e isso dificulta o trabalho. Ele lembra ainda que o Sincor-SP tentou oferecer um sistema multicálculo. “Algumas Seguradoras não querem fazer parte porque acham que o sistema é apenas um tomador de preço e o projeto não decolou”, recorda. Braga usa a ferramenta de multicálculo e ainda recomenda aos amigos. Sobre a possiblidade do cadastro dos clientes ser repassado a terceiros, ele diz que não tem como saber, mas caso isso aconteça deve haver alguma punição. “A ferramenta é boa e muito interessante”, defende.
Mas o multicalculo não é unanimidade. Um corretor que preferiu não se identificar não gostou da experiência. “Usei uma ferramenta uma vez e acho que não sincroniza os dados porque na minha experiência modificou o perfil da cotação que estava sendo feita”, revela. Além disso, ele também não sabe até onde é confiável a proteção dos dados do cliente. “Acho que muitos corretores tinham intenção de usar multicálculo para ter parâmetro de outras companhias, mas não acredito que a ferramenta funcione para fechamento”, duvida.
De acordo com Vinícius Cruz, gerente comercial da Kotak, o detentor das informações é o Corretor. “Ele consegue, por meio do contrato, ter a segurança de que os dados dos clientes não serão usados”.
Nesses tempos em que somos monitorados o tempo inteiro é difícil acreditar na integralidade de um sistema, mas o armazenamento em nuvem realmente tem se mostrado muito seguro. Além disso, como disse o gerente da Kotak, é possível pedir proteção de dados em contrato. O combinado não é caro. Ah tecnologia, tão fascinante, tão complexa e tão sensível…..