O Sincor- MS nasceu em meio ao processo de redemocratização do país, assegurada pela nova Constituição Federal de 1987, batizada por Tancredo Neves como a Constituição Cidadã. Seguindo a forte tendência de organização de trabalhadores e empresários de todos os ramos produtivos da economia, na sede do Sindicato dos Bancários de Campo Grande e Região, localizado a Rua: Barão do Rio Branco, espaço em que funcionava como incubadora de novas entidades sindicais aconteceu a primeira Assembleia de Fundação da nossa entidade sindical, no dia 29 de novembro de 1988.
Resultado da articulação persistente de corretores que compreendiam a importância da organização da categoria para o exercício ético da atividade e regulação das relações comerciais no mercado segurador, em meio a olhares atentos, o corretor de seguros João Guilherme Lefevre Zabala, fez a abertura da Assembleia de Fundação do Sincor-MS, responsável pela aprovação do primeiro estatuto da entidade e eleição da primeira diretoria. Compuseram a mesa de trabalho profissionais que até hoje labutam no mercado: o próprio João Guilherme , Milton rodrigues, Alzira Olívio Santolaia e o Dr. Pedro Winhaski.
Com 27 votos favoráveis e nenhum em branco os corretores presentes elegeram a primeira diretoria da entidade responsável pela estruturação da entidade em Campo Grande e representação em todo o Estado. A composição ficou definida da seguinte forma: Antonio Natal de Oliveira ( presidente); João Guilherme Levefre Zabala ( 1º Vice presidente) Fausto Macedo de Andrade ( 2º vice- presidente) Jorge da Silva Lima ( 1º Secretario), Miguel Antunes da Rocha ( 2º secretario), Milton Rodrigues (1º Tesoureiro), Alzira Olívio Santolaia ( 2º tesoureira). Na suplência ficaram Bonifácio Jaime Assis Ton ( 1º suplente), Vera Maria Chaves Panete Lago (2º Suplente) e Pedro Winhaski (3º Suplente) no conselho fiscal foram eleitos Horácio F. Palma Filho, Manoel Panete Lago e Enzo Nascimento Fernandes e como suplente do conselho: Sergio Marques Martins, Clelio Reis de Castro e Arnol Lemos Filho. Compuseram a representação federativa Antonio Natal de Oliveira, Joao Guilherme Lefevre Zabala , Jorge Silva Lima e Milton Rodrigues.